A matriz SWOT é um modelo de análise de ameaças a
oportunidades que pode ajudar a montar um bom
modelo de negócios para seu empreendimento.
A matriz SWOT é uma ferramenta de análise e planejamento utilizada para efetuar um diagnóstico do ambiente externo e interno, no qual as empresas estão. A sigla dos termos em inglês Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Pode também ser encontrada como matriz FOFA.
A análise SWOT surgiu no ambiente acadêmico, sendo elaborada pelo norte-americano Albert Humphrey, que entre as décadas de 60 e 70, estava desenvolvendo um projeto de pesquisa para a Universidade de Stanford. Neste estudo, Humphrey cruzou de forma sistemática, os dados das 500 maiores corporações citadas pela revista Fortune da época, para descobrir quais tinham mais possibilidade de crescimento e quais estavam sujeitas a sofrer mais com as variações do ambiente interno e externo.
Entende-se como ambiente interno, tudo aquilo que é inerente ao negócio e que pode ser controlado. Estes fatores são divididos entre Ponto fortes (Strengths) e pontos fracos (Weaknesses).
Já o ambiente externo engloba os fatores nos quais a empresa não têm ou, têm muito pouco controle. Estes fatores são divididos entre oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats).
A análise SWOT, juntamente com outras ferramentas descritas mais a frente, ajudará no planejamento estratégico do seu negócio.
Aplicação da Matriz SWOT ao projeto de e-commerce Loja do Merli
a) Pontos Fortes (Strengths);
b) Pontos fracos (Weaknesses);
c) Oportunidades (Opportunities) e;
d) Ameaças (Threats).
Depois que analisar oportunidades e ameaças para seu negócio, será o momento de montar um modelo de negócios. Nessa fase, o canvas poderá ajuda-lo a pensar seu negócio e resolver muitas questões antes mesmo de abrir as portas de seu empreendimento. Veja o artigo que publiquei aqui.
Após a montagem de seu plano de negócios, será o momento de abrir sua empresa. Conte com bons parceiros para orientá-lo, a iContafisco possui
uma equipe de profissionais preparada para orientá-lo em todas as etapas.
Sobre o Autor:
Sérgio Merli é profissional de comunicação formado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e pós-graduado em Marketing Digital pelo SENAC
SP. Está à frente da Merli Design, uma empresa de design e comunicação especializada na valorização de marcas.