Quer montar um modelo para seu negócio? Leia nosso artigo
e saiba como o Business Model Canvas pode tornar mais
fácil esta tarefa.

Ao ter a ideia para um novo negócio, você já deve ter se perguntado se o que pensou seria viável, certo? Então, começam a surgir dúvidas a respeito de quais cuidados você deve ter ao abrir uma empresa. Mas afinal, o que é realmente importante pensar ao planejar seu negócio?

O Business Model Canvas, mais conhecido como Canvas, é uma ferramenta de planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes.

O Business Model Canvas, mais conhecido como Canvas, é uma ferramenta de planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes.

Para o autor, “Um Modelo de Negócios descreve a lógica de criação, entrega e captura de valor por parte de uma organização […]” (Osterwalder e Pigneur, 2011, p.14)

O Business Model Generation, ou simplesmente Canvas, é uma metodologia criada em meados dos anos 2.000 pelo suíço Alex Osterwalder, durante a sua tese de doutorado, na prestigiada HEC Lausanne, e Yves Pigneur.

O Canvas é um esquema visual que possibilita o desenvolvimento de modelos de negócios ao analisar nove elementos que toda empresa ou organização possui: proposta de valor, parcerias-chave, atividades-chave, recursos-chave, relacionamento com clientes, segmentos de clientes, canais de distribuição, estrutura de custos e fluxo de receitas (HSM, 2017).

Esse esquema deve responder, de forma prática, as seguintes perguntas:

Figura 1 – Modelo do Business Model Canvas, Fonte: Administração de Marketing (2012)

O QUE? O que faz nossa empresa?

Proposta de valor: o produto/serviço que você oferece é único no mercado?

PARA QUEM? Para quem se destina seu produto/serviço?

Segmento de clientes: para quem você vai vender?
Relacionamento com o cliente: como a empresa se comunica com ele?
Canais de comunicação e distribuição: como o produto chega até o cliente?

COMO? Como a empresa faz negócios?

Parcerias estratégias: que empresas ajudarão a compor melhor essa oferta?
Atividades chave: quais são as principais atividades para a entrega da proposta de valor?
Recursos chave: qual a infraestrutura/recursos para criar valor para os clientes?

QUANTO? Quanto é a entrada e saída de recursos da empresa?

Fluxo de receita: como você cobra? quais são os meios geradores de receita?
Estrutura de custos: quais meios utilizados são geradores de custos?
O quadro acima pode ser impresso em uma grande superfície e desta forma, grupos de pessoas podem discutir os elementos que o compõe, eventualmente usando Post-it para as anotações e discussão.
Trata-se de uma ferramenta que incentiva a discussão, a análise, a criatividade e o entendimento sobre o negócio em questão.

Ao concluir o canvas para seu modelo de negócios, será o momento de finalmente, abrir seu empreendimento.
Conte com a iContafisco para a abertura de sua empresa. A equipe de profissionais prestará toda a assessoria necessária para que você possa concluir a abertura de sua empresa com sucesso. Os especialistas irão ajudar você a definir:

  • Qual o melhor tipo de empresa para formalização ;
  • Quais os códigos de atividade do negócio;
  • Quais as alíquotas de impostos a pagar futuramente e qual o melhor regime
    tributário para enquadramento;
  • Quais serão os indicadores financeiros  para gestão do negócio pós-abertura;
  • Qual o plano de serviços contábeis mais adequado ao empreendimento.

Ou seja, o dono da empresa conta não só com a abertura, mas com uma assessoria que fará diferença positivamente, assim que o negócio estiver juridicamente apto a funcionar.

Sobre o Autor:

Sérgio Merli é profissional de comunicação formado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e pós-graduado em Marketing Digital pelo SENAC
SP. Está à frente da Merli Design, uma empresa de design e comunicação especializada na valorização de marcas.

www.merli.com.br