Segundo o bem sucedido empresário Robert Herjavec, a maioria das pessoas não percebe o quão importante é a venda – a menos que seu salário dependa disso!
Ao contrário do que muitos pensam, os vendedores não são os únicos a vender algo. Em seu livro mais recente, “Você não precisa ser um tubarão”, a premissa é simples: grandes vendedores são criados, não nascem e ninguém alcança sucesso na vida sem saber como vender. Pense na última vez em que você convenceu seus filhos a terminar de comer vegetais ou convenceu seus pais a pedirem emprestado o carro para o fim de semana – acredite ou não, você está vendendo alguma coisa! No tanque de tubarões, os empreendedores precisam se vender tanto quanto seus negócios, porque investimos neles.
Independentemente do que estejamos vendendo, segundo o autor, vender é mais fácil do que a maioria das pessoas pensa. A seguir, 5 dicas que o empresário descreve para obter melhores resultados nas vendas.
1. A primeira coisa que você vende é você mesmo.
Esqueça o produto ou serviço. Se quem você está vendendo não gostar de você, eles não vão ouvi-lo. Certifique-se de conhecer o produto e se apresentar bem. Seja o vendedor do qual você comprou algo.
2. Ouça mais do que fala.
Os bons vendedores ouvem o que seus clientes estão dizendo. Eles prestam atenção às necessidades dos clientes desde o início e apresentam-se adequadamente.
3. Saiba para quem vender.
Se você estiver vendendo um produto que custa US$ 50 mil, não tente vendê-lo para o cara cujo orçamento é de US$ 2 mil. Um erro comum que os vendedores cometem é tentar vender para todo mundo. Verifique se o que você está vendendo atende às necessidades de seus clientes em potencial e seja realista. É muito provável que você consiga essa venda!
4. Entenda o que motiva o outro lado.
Por que as pessoas devem se preocupar com o que você está vendendo? Como o seu produto ou serviço está agregando valor a eles? Preste atenção ao que está motivando seu cliente em potencial a realizar sua reunião em primeiro lugar e abordar isso em seu discurso.
5. Seja simples.
Não complique demais o tom, apenas porque você deseja parecer mais experiente. A marca do verdadeiro conhecimento em qualquer coisa é o quão bem você pode explicar à pessoa comum. Mantenha seu tom simples e com menos de 30 segundos – pratique seu tom do elevador!
A chave para vender com sucesso é pensar na pessoa para a qual você está vendendo. Faça a sua abordagem sobre as necessidades deles e pense em como eles se sentirão após o discurso/reunião. Não existe um “vendedor nato”, acrescenta o empresário, que prega o fato de que qualquer um pode aprender a ser bom em vendas, desde que mantenha o foco e treine bastante.
Nascido no leste europeu, Robert Herjavec é um dos mais reconhecidos líderes de negócios dos Estados Unidos. É o autor de “You Don’t Have to Be a Shark, obra da qual adaptamos este texto para o português.
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