Faltando poucos dias para o término do prazo de envio da declaração do Imposto de Renda (IR), a modalidade pré-preenchida bate recorde de utilização, com mais de 10 milhões de brasileiros optando por esse método. Esse número já ultrapassou os 9,9 milhões registrados durante todo o ano anterior.
Segundo dados divulgados pela Receita Federal, até às 16h desta terça-feira (14), um total de 24,9 milhões de contribuintes já haviam enviado suas declarações de IR, e 40,4% deles escolheram a modalidade pré-preenchida, totalizando cerca de 10,05 milhões de usuários.
A tendência de crescimento no uso da declaração pré-preenchida é notável desde sua introdução em 2021, quando foi testada pela primeira vez.
Por meio desse modelo, o contribuinte tem a comodidade de encontrar os campos de dados já preenchidos com informações fornecidas por empresas, bancos, instituições de saúde, entre outros. Isso simplifica consideravelmente o processo de prestação de contas, embora seja necessário verificar a precisão dos dados informados.
A fim de utilizar a declaração pré-preenchida, é necessário possuir uma conta gov.br de ouro ou prata, garantindo assim a segurança na transmissão das informações durante o preenchimento do documento.
É importante ressaltar que a opção pela pré-preenchida não elimina a possibilidade de o contribuinte cair na malha-fina, pois a responsabilidade pela veracidade das informações prestadas ainda recai sobre ele. Contudo, uma das vantagens dessa modalidade é a chance de ser incluído na fila de prioridade para recebimento da restituição, assim como ocorre com aqueles que utilizam o Pix para efetuar o pagamento dos valores devidos.
Comentários